Pular para o conteúdo principal

Nossa trajetória



Dalmo Oliveira


Sou graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e possuo mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente sou Analista do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estando cedido à Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Paraíba (SFA-PB).

Em reunião no Ministério da Saúde

                Comecei minhas atividades profissionais em 1983, ainda na cidade de Guarabira, tendo atuado nas rádios Cultura AM e Constelação FM, na função de sonoplasta/controlista. Exerci a mesma função na Rádio Correio FM (Classe A), entre 1986 e 1987. Fui bolsista da Fundação RONDON entre 86 e 87. Fui repórter dos jornais Dois Pontos, O NORTE e A UNIÃO, entre 1991 e 1995. Atuei como assessor de imprensa no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP) nos anos de 1993 e 1994. Atualmente sou funcionário público da EMBRAPA e diretor-fundador do Portal Direto do Sanhauá (diretodosanhaua.com.br). Atuo ainda como radialista no programa Alô Comunidade, da Rádio Tabajara AM, desde 2011. Mantenho a radioweb Zumbi dos Palmares, iniciativa da Sociedade Cultural Posse Nova República, entidade em que exerço a coordenação administrativa. Escrevo aos domingos no jornal A União, onde assina a coluna “Elejó”.

Como experiências políticas e de ativismo social, destacamos o seguinte: atuei na Juventude Franciscana (JUFRA) na década de 80, ainda em Guarabira, minha cidade natal; militei no Movimento Estudantil na UFPB, tendo sido coordenador do Centro Acadêmico de Comunicação Social, Vladmir Herzorg, entre os anos de 87 e 89. Atuei e colaborei na gestão “Catuípe” do DCE da UFPB entre os anos de 88 e 90. Atuei no Coletivo Anarquista de João Pessoa (CAJP) entre os anos de 88 e 92. Fui, em duas gestões diferentes, secretário-geral e diretor de Mobilização e Direito Autoral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba, nos anos 92-95 e 2004-2008, respectivamente. Entre 1996 e 2000 fui diretor da secção sindical, na Bahia, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF). Entre 2009 e 2013 fui diretor de comunicação social da Federação Nacional de Associações de Pessoas com Doença Falciforme (FENAFAL). Atuei também como coordenador de secretaria da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária na Paraíba (ABRAÇO-PB), entre 2010 e 2012.

Dalmo atua no movimento negro local

Atualmente sou coordenador de comunicação da Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH). Fundador do Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR) e primeiro presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Paraíba (CEPIR) no período de 2010 a 2013. Atualmente sou secretário do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA-PB) e do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa. Integro na Paraíba equipe coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro e Saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FAKEFLIX Política para o bem05

  Dalmo comenta as ações fascistas no na Região Sul, contra a Caravana da Cidadania, de Lula. Nesse vídeo ele analisa também a nova modalidade de fake, inaugurada pelo cineasta José Padilha.

DALMO defende estadualização do Estatuto da Igualdade Racial

OLIVEIRA ouviu novas demandas dos conselheiros | Foto: Angélica Rosas (Creative Commons) DALMO OLIVEIRA realizou hoje visita ao Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR-PB), órgão que auxilia e fiscaliza o Governo da Paraíba sobre essa temática. "Mesmo licenciado iremos acompanhar as atividades do conselho no período eleitoral, recebendo sugestões dos companheiros e companheiras membros desse colegiado e trazendo algumas demandas novas que estamos coletando nas comunidades", disse.

DALMO CONVITE CONVENCAO PT